CARREGANDO...

Olá, cadastre-se
ou entre

MercadoExercícios EstruturadosMAQUINA DE BENEFICIAMENTO DE ARROZ - Aprendendo sobre estudo de marketing

MAQUINA DE BENEFICIAMENTO DE ARROZ - Aprendendo sobre estudo de marketing

Cód: EE010118

R$ 35,00

em 7x de R$ 5,62



Esse produto trabalha:
Marketing Mercado Finanças Equipe Ver Todos os Jogos

Descrição:

Este exercicio trabalha a preparação do plano de marketing e do estudo de mercado

O exercício da Máquina de Beneficiamento de Arroz é um estudo de caso que desenvolve passo a passo os principais elementos de um estudo de marketing. Os participantes trabalham em grupos, apresentam seus resultados, e discutem alternativas com todo o grupo.
O exercício descreve as experiências de um homem chamado Samba Diarra, que planeja investir em uma máquina de beneficiamento de arroz em sua aldeia. Os participantes aprendem a identificar os fatos que ele deve enfrentar ao iniciar seu estudo. Eles calculam a fatia de mercado, entre outras coisas, e aprendem a diferenciar entre despesas de investimento e operacionais, de um lado, e entre despesas e receitas operacionais, de outro. O exercício foi desenvolvido em Mali, e pode ter que ser adaptado ao ambiente do grupo-alvo de cursos dados em outros países.
A principal conclusão deste exercício é a de que o estudo de marketing é um elemento essencial de um estudo de viabilidade. O menor erro dentro de um estudo de marketing pode ter enormes conseqüências para os cálculos de lucratividade.
O exercício da máquina de beneficiamento de arroz deve ser conduzido antes de se entrar nos detalhes do estudo de marketing. Outros estudos de marketing, para preparar o trabalho de campo em marketing, podem substituir este estudo de caso. Mas o da máquina de beneficiamento de arroz tem a vantagem de prover uma compreensão mais abrangente do plano de negócios, uma vez que inclui muitos aspectos financeiros, demonstrando sua conexão com o marketing.

Ao final os participantes:

- conhecem a diferença entre despesas (custos) operacionais e de investimento,

− são preparados para o estudo de marketing,

− reconhecem a importância do estudo de marketing para a avaliação da viabilidade de seus projetos

-  compreendem cálculos básicos de lucros e prejuízos

 MATERIAL: neste exercicio o material deverá ser providenciado pelo consultor: papel A4, tarjeta, calculadora.

Este exercicio será enviado via download.