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MarketingSIMULAÇÃO DE MERCADO - Os quatro P´s do marketing

SIMULAÇÃO DE MERCADO - Os quatro P´s do marketing

Cód: EE010125

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Esse produto trabalha:
Marketing Mercado Ver Todos os Jogos Comportamento Empreendedor

Descrição:

Este exercicio trabalha: Introdução ao marketing. Introdução ao plano de marketing. Simulação da situação dos empresários (antes de entrar no mercado).

No exercício de simulação do mercado, os participantes são divididos em vendedores e compradores. A partir das operações de compra e venda que ocorrem, os participantes entram em contato com o jogo de fatores que influenciam os compradores a adquirir produtos. Esses fatores incluem preço, produto, ponto e promoção, os quatro Ps da estratégia de marketing. Existem dois produtos similares, um de boa qualidade e outro de má qualidade.
Na primeira rodada, quatro vendedores estabelecem lojas em áreas demarcadas e vendem seus produtos especificados para os compradores, a um determinado preço de venda. Isto força os vendedores a se concentrar no uso de estratégias promocionais para vender seus produtos. Os compradores são divididos em grupos de alta, média e baixa renda. Para o grupo em cada faixa de renda é estipulado um limite de quanto se pode gastar na compra de produtos. Um dos “compradores” nesta rodada é um empresário que quer iniciar um negócio na segunda rodada, e que usa a oportunidade para estudar a concorrência e os clientes potenciais, desenvolvendo a partir daí uma estratégia de marketing para assegurar que uma fatia lucrativa do mercado seja conquistada.
Na segunda rodada, o quinto vendedor entra no mercado e aplica sua estratégia de marketing. A segunda rodada é menos restritiva do que a primeira, uma vez que os preços de venda, áreas demarcadas e produtos não são alocados aos vendedores. O sucesso do quinto vendedor depende da estratégia aplicada, de sua habilidade de venda e de como os concorrentes respondem ao ataque a suas fatias de mercado.
O papel do quinto vendedor é semelhante ao dos participantes, que após o treinamento serão novos empresários prontos para entrar em um mercado já existente.

Ao final os participantes

− vivenciam o jogo dos fatores que influenciam o mercado, tais como preço, produto, ponto e promoção

− percebem as dificuldades que os novos empresários enfrentam ao entrarem no mercado

− observam o impacto de diferentes estratégias de marketing na conquista de fatias do mercado

− concordam com a necessidade de se investigar o mercado, antes de entrar nele

- aprimoram suas estratégias de mercado  

− desenvolvem competência em marketing 

MATERIAL: neste exercicio o material deverá ser providencia pelo consultor: xerox, papel A4, tarjetas, pincel atomico, material comprado no mercado de boa e má qualidade.

Este exercicio será enviado via downlod.